Especialidades

Oncologia Clínica

oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Oncogenética

A Oncogenética é uma especialidade relativamente nova da medicina. Estuda alterações genéticas relacionadas ao câncer, que podem ser responsáveis pela transmissão hereditária da doença. Pode funcionar como um importante instrumento na luta contra o câncer.

Hematologia/ Onco Hematologia

Oncohematologia é a área que cuida das doenças malignas do sangue e gânglios ou ínguas. Fazem parte desse grupo os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia, trombocitemoa e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.

Cirurgia Geral e Oncológica

oncologia cirúrgica é uma das modalidades mais antigas no tratamento contra o câncer, figurando como um dos tripés para o tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.

Odontologia Oncológica

A Odontologia Oncológica abrange desde a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca, até as diferentes fases terapêuticas – a fim de tratar complicações decorrentes da quimioterapia e radioterapia.

Nutrição 

A intervenção nutricional em pacientes oncológicos, além de auxiliar na diminuição desses efeitos colaterais do tratamento, também contribui para a potencialização dos resultados das terapêuticas empregadas.

Psicologia

Psico-Oncologia é uma especialidade da Psicologia e uma subespecialidade da Oncologia que procura compreender as dimensões psicológicas presentes no diagnóstico oncológico, tais como o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento.

Geriatria

geriatra é o médico especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida.

Ortopedia Oncológica

A oncologia ortopédica é um ramo da medicina especializada em câncer ósseo, sendo relativamente raro, apenas 1% dos casos incidem nos ossos. Todavia, qualquer tipo de tumor pode desenvolver metástase óssea.