Oncogenética. Uma aliada contra o câncer.

Compartilhe:

O objetivo principal da Oncogenética é identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de desenvolver câncer devido a alterações genéticas, muitas vezes em função da grande incidência da doença na família.

A ocorrência de vários casos de câncer em uma única família pode estar relacionada a alterações (mutações) que aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Atualmente já são conhecidos vários genes que, quando alterados, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, cólon, próstata e pele (melanoma), bem como uma variedade de tumores raros. Estima-se que de 5% a 10% dos tumores malignos sejam de origem hereditária.

A Oncocentro conta com um serviço especializado em aconselhamento genético. Durante a consulta, o histórico familiar e os fatores individuais de cada paciente são considerados, definindo-se a necessidade de realizar testes genéticos, para que seja investigada a existência de alguma dessas mutações. Se tais alterações são encontradas, os médicos podem adotar medidas que diminuam o risco de desenvolvimento da doença ou que aumentem as chances de sucesso do tratamento.

Mais Notícias

Câncer de próstata: a importância do diagnóstico precoce

Prevenção do câncer de mama: Um cuidado que salva vidas

Câncer de pulmão uma das principais causas de mortes por câncer no Brasil e no mundo

Você se previne do câncer colorretal?

Em que podemos ajudar?